terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana do Meio Ambiente do CEGM - Turma 2T7


O que é uma Área de Proteção Ambiental (APA)? R:. Unidade de conservação de uso sustentável, destinada a conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, visando à melhoria da qualidade de vida da população local e à proteção dos ecossistemas regionais. Devem ter sempre um zoneamento ambiental, que estabelecerá normas de uso, condições bióticas, geológicas, urbanísticas, agropastoris, extrativistas e culturais do local.

Subtemas: - Localização Geográfica (dê preferência aos localizados na Bahia mas pode citar outros da Região Nordeste e demais regiões do país)

- Gerenciamento (de acordo com as APAs que vocês escolherem)

- Mata Atlântica (Pra ver as perguntas mais frequentes sobre o tema clique nesse link)

- Biotas (é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos)

- Políticas públicas para formação e revitalização das APAs e mananciais

- APAs e turismo (legislação)

Nesses dois últimos um bom site pra pesquisa é da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia. Link: http://www.meioambiente.ba.gov.br

OBS: Ainda não há data fixa pra apresentação desse trabalho mas será durante a 2ª Unidade.

Boa sorte a todos!!!

***EDITANDO***

Atendo a pedidos dos seus colegas do 2T7 resolvi dividir a turma em cinco grupos, cada um responsável por uma Região do Brasil. Entretanto não se esqueçam dos pontos em comum do trabalho que precisam ser trabalhados em conjunto.

Bom trabalho e sucesso pra todos!!!

2 comentários:

  1. Olá, Lourenço:

    Bom dia! Tudo bem? Gostei da proposta de trabalho na semana do meio ambiente. Será interdisciplinar ou só na su disciplina?
    Abrç
    Soraia

    ResponderExcluir
  2. Oi Soraia, tudo certinho??? Já pegou seu certificado do nosso curso de Produção Audiovisual do IAT???

    A proposta do colégio e dividir cada turma entre dois ou três professores de áreas diferentes. No meu caso devo trabalhar junto com a professora de Artes mas até o momento não consegui discutir a proposta com ela mas já estou dividindo o tema com os alunos pra ganhar tempo!!! Vamos ver o resultado e se os alunos permitirem colocarei as fotos dos seminários aqui no blog!!!

    Abraços e bom começo de semana pra você!!!

    ResponderExcluir