Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas
Seminários de História – 2° Ano Noturno do CEJFM
Ø Tema: Segundo Reinado no Brasil (1840-1889).
Ø Objetivo Geral: Avaliar a apresentação de seminários dos alunos do 2º ano de acordo com os temas sorteados ou escolhidos entre eles.
Ø Obs:. Cada grupo poderá ter no máximo 6 alunos.
Temas dos Seminários (Atenção: os links e os vídeos são apenas sugestões, vocês podem escolher outras fontes e vídeos de acordo com o tema do seu grupo):
Grupo 1
- Disputas entre liberais e conservadores.
Incluir os assuntos Partido Conservador (Saquarema), Partido Liberal (Luzia), Eleições do Cacete, Parlamentarismo e Poder Moderador de D. Pedro II.
Link 1: http://www.culturabrasil.org/segundoreinadoi.htmLink 2: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segundo-reinado/segundo-reinado-7.php
Vídeo (atenção encontrei apenas um vídeo sobre o Golpe da Maioridade):
Grupo 2
- Revolução Praieira.
Incluir o contexto histórico e causas da revolta, principais reivindicações e resultado do conflito.
Link 1: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-praieira/
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_Praieira
Grupo 3
- Barão de Mauá – Um Empresário no Império.
Incluir a biografia de Irineu Evangelista de Sousa (Barão e Visconde de Mauá), seu incentivo à industrialização no Brasil-Império e perseguição dos industriais e comerciantes ingleses.
Link 1: http://www.infoescola.com/historia/barao-de-maua/
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Irineu_Evangelista_de_Sousa
Vídeo (ele possui alguns erros na seleção de imagens mas serve como exemplo):
Grupo 4
- Questão Christie.
Incluir as causas do conflito entre elas as contradições entre o capitalismo industrial inglês e a escravidão do Brasil
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_Christie
Vídeo (música do professor André Diniz):
Letra da música: http://www.youtube.com/watch?v=F37I3BfL5ng
Grupo 5
- Guerra do Paraguai (1865-1870)
Incluir a questão platina antes do início da guerra, breve resumo sobre a História do Paraguai antes do conflito, participação da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) e consequências da guerra.
Link 1: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/guerra-paraguai-briga-hermanos-434685.shtml
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai
Vídeo:
Grupo 6
- Abolição da Escravatura - Lei Áurea decretada pela Princesa Isabel em 1888
Incluir a situação da escravidão no Brasil Império, a campanha abolicionista, leis que deram início ao processo de libertação dos escravos (Leis Eusébio de Queirós de 1850, do Ventre Livre de 1871 e dos Sexagenários de 1885), Lei Áurea e como ficou a população negra depois da abolição.
Link 1: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2803/1/A-ABOLICAO-DA-ESCRAVATURA/Paacutegina1.html
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Abolicionismo_no_Brasil
Vídeo Parte 1:
Vídeo Parte 2:
Grupo 7
- A crise do Império e a Proclamação da República
Incluir a questão abolicionista, militar e religiosa e como influenciaram na Proclamação da República.
Link 1: http://www.libertaria.pro.br/brasil/capitulo11_index.htm
Link 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil
Vídeo:
Critérios da avaliação:
São observados a organização do grupo, sua integração, pontualidade, recursos (lousa, cartazes, ilustrações, vídeo, revistas, etc...), estratégias para “prender” a atenção dos colegas, criatividade e outras iniciativas que forem apresentadas.
O grupo receberá 2 (dois) pontos da apresentação do seminário, 1 ponto do relatório (com resumo do assunto da apresentação, dias e decisões das reuniões da equipe e fontes pesquisadas) mais 2,0 de sua contribuição individual avaliadas pelo seu professor de História.
Os alunos que assistirão aos seminários também serão avaliados. Sua presença e participação de pelo menos ¾ das apresentações dos colegas resultarão em nota máxima de 1,0 ponto juntamente com apresentação de um resumo de um dos trabalhos assistidos. Esse resumo deve ser entregue pelos líderes de cada grupo e constar a assinatura de seus componentes.
Obs:. Se não conseguirem clicar no link então copie o endereço e abra uma nova página.
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