quinta-feira, 8 de julho de 2010

Estréia do blog

Faz um bom tempo que pretendia criar um blog como forma não apenas de trocar experiências com alunos e colegas de profissão mas também como registro de minha experiência como professor. Desde de 1997 venho atuando como professor de História (e algumas outras disciplinas que muitas vezes não estavam relacionadas com minha formação acadêmica). Nesses anos lecionando algo incomodava principalmente por ser um historiador: não estava deixando nenhum registro das centenas de alunos que por ano eu dedico meu trabalho.

Algum tempo depois de entrar via concurso pra o Estado comecei a fotografar confraternizações e seminários deles talvez pra evitar que esses momentos ficassem guardados apenas na memória. Mas, apesar desse esforço ser válido, acredito que isso ainda não fosse suficiente. Essas imagens ficavam restritas aos álbuns de fotos do Orkut de alguns poucos que tenho contato, aos e-mails ou gravados em CD-ROM e distribuindo pra alguns deles. Vale acrescentar que muitos se recusavam a tirar fotos por timidez ou medo do que poderia acontecer caso elas fossem expostas de alguma forma na Internet.


Com esse blog ainda não resolverei esse “incômodo”. Afinal ainda não poderei mostrar todas as atividades que os alunos fazem não só em minhas aulas como também de outros colegas. Precisaria de autorização toda vez que fosse postar fotos ou filmes pra evitar problemas posteriores. Talvez mostrar imagens como essa que fez parte do seminário “Origem de Roma: A Lenda de Rômulo e Remo” sem revelar os brilhantes autores desse trabalho.



Entretanto esse espaço virtual não será destinado apenas pra esses registros. Pretendo criar mais um meio de comunicação com os alunos. Uma forma de divulgar seminários, avaliações, comunicados da(s) escola(s) que trabalho, notícias, vídeos, criar debates e tudo mais que for necessário pra enriquecer as atividades em sala de aula.
Pra encerrar vou colocar um vídeo do rapper Gabriel, o Pensador “Ensino Errado” que uso nos primeiros dias de aula. Nele meus alunos podem iniciar um debate questionando o que eles não concordam na forma como as disciplinas são ensinadas e aproveitam pra revelar suas experiências de vida.





Abraços e até a próxima postagem! Lourenço Júnior - 08/07/2010


Um comentário:

  1. Parabéns Lourenço!
    O seu blog esta muito bom!
    Tem conteudo e muitas coisas interesante!
    Iris...

    ResponderExcluir