terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto Sobre o Uso do Podcast na Educação

Projeto Sobre o Uso do Podcast na Educação


Tema: História e Opiniões dos Alunos


Público-alvo: alunos do ensino médio da rede estadual


Disciplinas: História pricipalmente mas podendo participar professores de outras disciplinas.


Objetivo Geral: Conhecer as histórias dos alunos e suas opiniões sobre temas pré-selecionados utilizando o podcast como recurso para as entrevistas além de interagir com colegas e professores através dos comentários registrados.


Duração: indeterminada já que acompanharemos as mudanças de opiniões dos alunos com o passar do tempo.


Material necessário: ipod, celular com gravador ou pendrive também com gravador e computador com programa de edição de aúdio e acesso a internet.


Desenvolvimento:


1ª Etapa – comunicaremos aos alunos que pretendemos entrevistar alguns deles que forem voluntários com o objetivo de conhecer suas Histórias, críticas, receios, dificuldades, sugestões, projetos pra depois de concluírem o ensino médio, o que leva alguns deles a não se interessarem pelas aulas, explicar a evasão escolar... enfim, saber a opinião deles.


2ª Etapa – sabendo que são voluntários gravaremos as entrevistas depois de mostrar o roteiro de perguntas permitindo aos estudantes repetirem as respostas que não ficarem da forma que gostariam. Após uma demonstração do resultado editado e autorização deles deixaremos disponível na internet o projeto-piloto e avaliaremos o resultado através dos comentários dos colegas e internaltas.


3ª Etapa – conferindo a aceitação ou não do projeto-piloto faremos as modificações necessárias com o auxílio dos alunos que comentaram e demais professores convidando mais estudantes a participarem das entrevistas com podcasts. Com isso pretendemos aperfeiçoar sempre o trabalho corrigindo eventuais falhas e tornando mais atrativo.


4ª Etapa – nos anos seguinte novamente chamaremos os entrevistados pra opinarem sobre os trabalhos anterios conferindo o que mudou depois de deixarem registrados suas idéias e sugetões nos assunto abordados. Com isso pretendo criar um projeto de longo prazo e uma forma dos novos alunos conhecerem a História de sua escola através do podcasts gravados.


Produto final: Arquivos de podcasts a ser compartilhados pela internet observando que não pretendemos com isso criar notas-valores nas disciplinas que participaram do projeto mas sim um meio de valorizar e conhecer os estudantes.


Licença Creative Commons
História e Opiniões dos Alunos de Lourenço Araújo Meneses Júnior é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported.
Based on a work at www.ylourenco.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.ylourenco.blogspot.com.

2 comentários:

  1. parabéns professor pela inteligencia que deus te concedeu...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo parabens mas por favor se identifique!!!

    Abraços e bom começo de semana pra voce!!!

    ResponderExcluir